13/08/2014

Hora do Lazer - Pra onde eu vou?

TREM DAS MONTANHAS CAPIXABAS

Nós aqui da Argalit sabemos que todo mundo precisa de um descanso e, é claro, um final de semana fazendo um passeio em família é uma forma maravilhosa de conseguir isso. Por isto, selecionamos alguns pontos turísticos e passeios incríveis para você ter apenas o trabalho de escolher. Toda semana daremos uma dica, basta você ficar ligadinho com a gente!

Uma ótima opção para começar é o Trem das Montanhas Capixabas, e você já vai entender o porquê!

Se você é do Espírito Santo, ou se pretende visitar este Estado maravilhoso, não pode perder este delicioso passeio sobre as montanhas capixabas. Mas para falar sobre o passeio turístico Trem das Montanhas Capixabas, é necessário antes falar sobre a Estação Ferroviária de Viana e a Locomotiva, pois é aqui que o nosso passeio começa!

 photo viana9041_zps768ce752.jpgA Estação foi inaugurada em 12 de julho de 1895 pela Companhia Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo, sendo um marco para o trecho ferroviário, já que ela foi a primeira a ser construída neste trecho. A partir de 1993, ela passou a abrigar peças – móveis, ferramentas, máquinas – doadas pela Rede Ferroviária e pela população, retratando o cotidiano das ferrovias.

Ao lado da estação ferroviária, está em exposição a Locomotiva 62, original da Baldwin Locomotive Works – Philadelphia/EUA, fabricada em 1917. Ela pertenceu originalmente ao exército francês durante a Primeira Guerra Mundial, após essa operação, foi alienada como excedente de guerra, vindo a servir, nos anos 50, às usinas Santa Helena e São João, em João Pessoa, Paraíba, mas foi desativada em 1983. Após alguns anos no Rio de Janeiro, em 2006 a Locomotiva 62 foi adquirida pela Prefeitura Municipal de Viana para realizar o passeio Trem Turístico Cultural.

 photo gf_800_00006308_zps752eeef2.jpg

No final de 2009 a Estação Ferroviária de Viana passou por uma grande reforma e passou a abrigar um Museu, além de ter se tornado o ponto de partida para o Trem das Montanhas Capixabas.

 

O Passeio

 photo Comochegar_zpsb8d7af26.jpg















O percurso dos trilhos do Trem das Montanhas Capixabas afasta-se bastante das principais rodovias que o acompanham – a BR 262 e a ES 146 –, e é nesses trechos que a natureza se apresenta menos afetada pela ocupação humana, oferecendo aos passageiros cenários exuberantes da Mata Atlântica.

O passeio refaz uma pequena parte do trajeto percorrido pelos imigrantes europeus no Espírito Santo. Começando por Viana, que foi ocupada por portugueses (açorianos), passando pelo Distrito Vale da Estação, no Município de Domingos Martins, que foi fundado por alemães, e seguindo para Marechal Floriano e Araguaia, região formada por imigrantes italianos.

É um passeio e tanto! Não falta tradição e história: na arquitetura, no artesanato, nos pequenos museus, na culinária e até mesmo nas pessoas que você encontrará durante a viagem.

Desde 2010, o Trem das Montanhas Capixabas é operado pela Serra Verde Express e percorre um trajeto de 46 quilômetros dentro de uma Litorina – veículo com motorização própria, janelas panorâmicas e ar refrigerado.

Após sair da Estação Ferroviária de Viana, a primeira deliciosa e aconchegante parada é em Domingos Martins, que é considerada a cidade mais romântica do país!

A próxima parada é na cidade de Marechal Floriano, conhecida como Cidade das Orquídeas, ela possui um clima agradável e comidas típicas das culinárias italiana e alemã.

Por fim, chega-se ao Distrito de Araguaia, que ainda pertence à Marechal Floriano. Em todas as paradas, os moradores vendem artesanato, doces e biscoitos caseiros.

No final, além de um passeio delicioso e cheio de belezas naturais, comidas típicas e artesanatos locais, você com certeza terá adquirido um rico conhecimento histórico que poderá levar para toda a vida.

Viana

 photo viana1_zps5703f052.jpg

Domingos Martins

 photo domingos-martins-10_zps2763bf9d.jpg

Marechal Floriano / Araguaia

 photo marechal-floriano-araguaia-danccedila_zpscf890e92.jpg

Gostou e quer reservar uma viagem para você e sua família? A Serra Verde Express possui algumas opções para que você possa curtir sem se preocupar com mais nada! Além de poder escolher entre apenas Ida ou Volta, ou comprar Ida e Volta, existem também dois pacotes:

Montanhas Capixabas - Full Day
Que inclui:
- Transfer Vitória ou Vila Velha à Viana;
- Passeio de Litorina: Viana / Domingos Martins / Marechal Floriano;
- Ida ao Aroso Paço Hotel, com parada para almoço;
- Visita à Pedra Azul - Rota do Lagarto e Fjorland;
- Vista à Sede de Domingos Martins e Vista Linda;
- Retorno para Vitória ou Vila Velha, em carro ou van.


Noite em Mathilde
Que inclui:
-Tickets de ida e volta: Viana, Mathilde, Viana - no Trem das Montanhas Capixabas.
-01 noite de hospedagem em apartamento Standard na Pousada Vila Mathilde.
-Regime: Café da manhã.
-Transfers: Estação de Mathilde / Pousada / Estação de Mathilde.
-01 Jantar no restaurante Adega.

Para saber mais e garantir seu ingresso nessa deliciosa viagem, acesse o site da Serra Verde Express: www.serraverdeexpress.com.br.

À todos uma boa viagem!




Fonte:


VOLTAR