01/07/2017

Mais de três décadas de história

Há 35 anos no mercado, o Grupo Argalit conta com uma estrutura de três unidades industriais e uma produção mensal de 5 mil toneladas de argamassa e mais de 5 milhões de litros de tintas

A história da Argalit começou em 1982, quando Luiz Gonzaga Machado vislumbrou o mercado de argamassas. Assim fundou-se a empresa na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. Já em 1984 a fábrica foi posicionada para a cidade de Cariacica, para ter um acesso mais próximo das matérias-primas e melhorar ainda mais a qualidade dos produtos, e onde passou a concentrar a produção de argamassas e rejuntes. O próximo passo, com o passar dos anos, foi ingressar também no mercado de tintas imobiliárias.

Atualmente, a Argalit conta com três unidades industriais: duas no Espírito Santo, nas cidades de Viana e Cariacica, e uma em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, totalizando uma área fabril de 40 mil metros. ?Apostamos na união das fábricas de tintas de Viana e Campos para aumentar a eficiência da produção, instalando equipamentos de alta tecnologia para acelerar o processo produtivo. Investimos em torno de R$ 3 milhões e geramos resultados que impactaram de forma positiva na capacidade de produção e logística?, destaca Raphael Cassaro Machado, CEO.

A empresa está presente em mais de 600 cidades do Brasil com uma diversificada linha de produtos, que vão desde tintas acrílicas, texturas, esmaltes e complementos para madeira até massa corrida, rejuntes e argamassas, sendo que todas as linhas são testadas por organismos nacionais, como ABNT, por exemplo. Além disso, possui as principais certificações exigidas pelo mercado: certificação do PSQ tintas da Abrafati, ISO 9001, ISO 14001 e está prestes a conquistar a OSHAS 18000.

Inovações

Em 2017, a empresa terá novidades no portfólio das Tintas Elit. ?O grande lançamento é a nova linha de impermeabilizantes para parede e laje para proteger ambientes internos. Esse é um novo nicho de mercado em que o Grupo Argalit está investindo para oferecer a solução completa em revestimentos para nossos clientes. Também lançaremos o Esmalte Premium, da Super Rendimento, com acabamento semibrilho e mais de 30 novas cores em nosso catálogo?, revela Machado.

Atualmente, o principal produto do negócio tintas é o Super Rendimento 500m², testado e aprovado pelos profissionais mais exigentes, e que vem ganhando mercado pela sua qualidade na cobertura e alto rendimento, conta Machado. ?Também temos as linhas de massas em saco e tinta econômica, que são campeões de venda e consolidados nos mercados de atuação pelo seu ótimo custo benefício.?

No Espírito Santo, segundo Machado, a Argalit é líder no mercado de argamassa com uma produção mensal de 5 mil toneladas. ?Já com a marca Tintas Elit, o grupo ocupa a lista dos 12 maiores fabricantes do Brasil, produzindo mais de 5 milhões de litros por mês. A demanda do mercado é dinâmica e estamos sempre atentos com nossa estrutura de marketing e vendas para absorver e transformar essas demandas em oportunidades.?

Diferenciais

Todos os produtos da empresa são testados e aprovados em laboratório e em campo, afirma Machado. ?Para o desenvolvimento de novos produtos, também contamos com um comitê de inovação e um setor de pesquisa e desenvolvimento que fazem permanentes pesquisas de mercado, visando a evolução constante dos produtos. Além de oferecermos produtos de qualidade comprovada e custo acessível, disponibilizamos aos nossos clientes uma série de serviços, como treinamento para profissionais da construção civil e vendedores de loja, demonstração de produtos, orientação e assistência técnica.?

Outro fator muito importante é que a Argalit atua de forma intensa na prevenção de impactos ambientais dentro de sua produção industrial. ?Prezamos por uma cultura de responsabilidade ambiental, que se traduz em produtos que usam, preferencialmente, matérias-primas ecológicas. Com esse trabalho, conseguimos fazer parte das empresas certificadas pelo Selo Coatings Care, da Abrafati?, anuncia Machado.

Comemoração

Para o aniversário de 35 anos, a empresa ganhou um selo comemorativo, uma lata edição especial e o lançamento de uma grande campanha dos 35 anos no mês de julho, conta Machado. ?Também vamos celebrar esse marco em nossa convenção de vendas, prestando homenagens às pessoas que nos ajudaram a chegar até aqui.?

Mesmo sendo uma empresa já consolidada e reconhecida no mercado, o CEO da Argalit ainda declara que a empresa possui mais oportunidade de crescimento. ?Temos mais dinamismo para adequar a estratégia e ainda muitas áreas geográficas para atuar.?

Crédito: Show do Pintor - Edição de Julho 



VOLTAR